terça-feira, 20 de março de 2012

Isso é um nike ou fui persuadido? Mercados e Mercadoria!

No mundo de hoje, os mercados estão cada vez mais amplos. Os consumidores cada vez mais envolvidos por ondas plurais de mercadorias. Os meios de comunicação viraram grandes vitrines de um shopping que não só vende mercadorias, mas também conceitos e tendências.

Com isso, a publicidade estabelece estratégias comunicacionais e cria uma linguagem aceitável e acessível para os mais diversos públicos com que ela quer trabalhar. Essa linguagem precisa ser atrativa para o indivíduo. Este indivíduo, que tem nos segmentos de mercados uma variedade infinita de escolha, necessita ser atraído, necessita de um ímã, de um bom argumento que o impulsione e justifique sua escolha.

Essa pesquisa pretende analisar as estratégias publicitárias presentes no contexto moderno e pós-moderno, estabelecendo as principais diferenças entre as noções de persuasão e sedução quando utilizadas como estratégias publicitárias. Para tanto, a curiosidade de pesquisa que norteia esta indicação é: a partir de quais aspectos pode-se estabelecer uma ruptura na estratégia publicitária persuasiva em prol de uma estratégia publicitária sedutora?

O período da modernidade caracteriza-se pela forma discursiva persuasiva, pois constrói seu discurso através do planejamento e da criação de mensagens, prioritariamente, informativas, conforme aponta Gomes (2003). Essas mensagens, então, transmitem as características e as vantagens mediante a aquisição do produto, sendo que essas vantagens palpáveis são conquistadas através de seu uso. A comunicação persuasiva é, portanto, aquela que leva os receptores à motivação, através do emprego de informações que levem ao uso da racionalidade e consequente verificação da “veracidade” da promessa contida na mensagem.

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