quinta-feira, 15 de março de 2012

Imagem na publicidade é tudo?

No mundo atual a publicidade está presente em quase tudo das mais variadas formas, e a imagem vêm sendo o recurso mais explorado. A imagem tornou-se praticamente indispensável para a publicidade em mídias impressas como em jornais, capas de revista, folhetos e em outros meios de comunicação. Ela consegue transmitir com eficácia para todos os públicos a mesma ideia inicial, sem falar da credibilidade e sedução.

Vejamos esses dois exemplos de publicidade, uma com imagem e outra no estilo alltype:



Como podemos ver, por mais bem bolado e simples que esteja o alltype, ele não é capaz de te seduzir e chamar a atenção como a publicidade com imagem.

Observamos que mesmo tentando jogar com a imaginação do leitor, colocando o pulso em dupla interpretação, vemos que o anúncio não é direcionado para o público em geral. O público de classes econômicas inferiores não conseguiria associar o pulso à marca Rolex. Isso foi feito propositalmente, pois o público da Rolex são as classes econômicas altas.

Observando a segunda publicidade já conseguimos observar muito bem a ideia passada, mesmo ela não contendo nenhum texto, somente a exposição da marca anunciante, mas também deixando um espaço para que cada leitor tenha uma própria interpretação. A minha por exemplo foi que o sanduíche do Burger King é tão bom que até o famoso mascote Ronald McDonald da mundialmente famosa McDonald’s saboreia os sanduiches da Burger King. E você? Qual foi Sua interpretação?

Percebemos então que o uso de imagens na publicidade apesar de não ser obrigatório, se torna essencial para facilitar o entendimento e persuadir o leitor a desejar algo que não há a necessidade de se ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário